quinta-feira, 12 de junho de 2008

Aprendizagem

Desde que me conheço que acredito que se aprende mais praticando. Em tudo o que faço, tento adquirir capacidades e conhecimentos no dia-a-dia do trabalho. Todas as oportunidades são boas para evoluir e todos os dias são aproveitados para descobrir algo novo ou desenvolver novas aptidões.
Quando comecei neste trabalho, tinha as bases de geologia mas não sabia nada de equipamentos de perfuração, pouco de mecânica e electricidade. Por isso, o curso inicial foi importante para poder desempenhar as funções a que me propunha. Mesmo assim, foi durante os primeiros turnos que cresceram os meus conhecimentos desta indústria e, em particular, das diferentes situações que ocorrem durante a perfuração.
Nesta altura, mais de um ano depois de ter iniciado, sabia que estava preparado para assumir mais responsabilidades. Sendo assim, foi uma questão de tempo até ter a oportunidade de fazer um curso mais desenvolvido, onde poderia aprender mais como funciona a nossa unidade de trabalho, em termos de hardware, das relações entre os sensores e o nosso sistema de aquisição e tratamento dos dados. Não posso dizer que não tivesse já alguma informação consolidada sobre estes assuntos mas estas duas semanas de formação vieram assentar ideias e preparar caminho para poder ir para o terreno com mais confiança. De toda a formação que tive até agora, neste trabalho, esta foi a que mais me agradou, pois permitiu-me perceber como desempenhar as minhas funções sem me preocupar com surpresas. Se cumprir certas tarefas básicas, o meu trabalho fica facilitado.
Tal como disse no início, o melhor treino é a prática mas sinto que agora vou estar mais preparado para superar dificuldades, para contornar problemas e para resolver situações de stress.
Agora é só esperar pela chamada para começar mais esta etapa da minha vida. Para já, vou aproveitar este tempo de descanso...

Sem comentários: