quinta-feira, 12 de junho de 2008

Passeios

Durante as duas semanas que durou o curso que frequentei em Milão, tive a oportunidade de aproveitar um fim-de-semana de folga, ainda para mais alargado, pois no dia 2 de Junho foi feriado em Itália.

Assim, ficou decidido (com os outros dois colegas portugueses) irmos até Lugano, na Suiça, no sábado. A cidade não é nada de espectacular mas há coisas a destacar, como a limpeza das ruas e o respeito das pessoas. A marginal do Lago Lugano é agradável, mas o momento alto ocorreu, literalmente, nas alturas, quando subimos o funicular de San Salvatore. A paisagem vista de lá do cimo do monte era deslumbrante, embora o dia nublado não permitisse aproveitar muito. No entanto, valeu a pena, quanto mais não seja pela viagem.

No dia seguinte, ficamos por Milão, a descansar. Mesmo assim, fomos dar um passeio pela cidade, pois decorria nesse dia o final do Giro D'Italia. O centro da cidade fervilhava de energia, com espectáculos ao vivo, o movimento dos adeptos do ciclismo misturado com os turistas e os locais. Além de tudo o resto, o Museo Civico di Storia Naturale encontrava-se aberto, sem pagamento de entrada, pelo que aproveitamos para o visitar.

No feriado, a visita foi, desta feita, ao Lago Como, no norte de Itália. O tempo pregou uma partida e a chuva marcou o dia. Talvez por isso, não fiquei entusiasmado com o local, referenciado como um dos de eleição para as férias dos italianos e outros turistas. Pode ser que durante o Verão seja mais atractivo... De qualquer forma, existem algumas curiosidades, como o pontão em que os casais colocam cadeados a selar o seu amor.

Nessa noite, tive, ainda, a oportunidade de assistir na Piazza Duomo a um concerto de Andrea Boccelli, com orquestra e amigos. O ambiente estava fantástico, com a praça lotada. Claro que eu pouco vi para o palco, mas o ecrã gigante permitia acompanhar bem de perto o concerto. Fica o exemplo para o nosso país, onde as manifestações culturais gratuitas são muito limitadas e, geralmente, confinadas à cultura pop. Esta até pode ser a minha preferida, mas também gostava de ver espectáculos diferentes, como o que assisti em Milão.

E assim foi um fim-de-semana diferente, bem passado, mesmo tendo em conta que me faltava uma metade, aquela com quem partilho tudo...

2 comentários:

SOPHIA FERREIRA disse...

E estás a partilhar! :-)

Anónimo disse...

Bem rapaz, tu estás com a profissão enrada.
Devias ser escritor, poeta, romancista, enfim....