quinta-feira, 20 de março de 2008

Últimos dias

Já não é a primeira vez que me acontece mas, mais uma vez, os últimos dias de estadia na sonda são de pouco trabalho, o que aumenta, ainda mais, a vontade de regressar a casa. Depois de alguns dias de intenso trabalho, com perfuração, intercalada por uma operação de coring, em que se recupera uma amostra “intacta” de alguns metros de rocha e que dá mais indicações sobre as características das formações, chega agora o momento de descanso para nós, na unidade, enquanto se aguarda pelos logs que estão a ser efectuados (wireline logging) e pela próxima fase de perfuração.

Neste interregno, está prevista a minha crew change, pelo que conto ir para casa nos próximos dias. A única coisa de que dependo, uma vez que já tenho a confirmação de que o colega que me virá substituir estará a caminho amanhã, é do visto no passaporte, pois, segundo informações da base, os Serviços tiveram problemas informáticos e ainda não deram andamento ao meu processo. Pelos vistos, a herança deixada pelos portugueses, inclui a burocracia; ao mesmo tempo que em Portugal se começa agora a inverter a tendência de burocratização em alguns sectores, por aqui ainda vigora o “(des)funcionalismo público”. O que vale é que esta será a última vez (assim espero…) que estarei dependente de vistos, aqui em Angola, pois este já será um visto de trabalho, válido por um ano e renovável.

De qualquer forma, fazendo um balanço deste mês, penso que evoluí tecnicamente, em alguns aspectos, uma vez que encontrei equipamentos novos e tive de aprender a utilizá-los, ao mesmo tempo que vi e acompanhei operações diferentes, como o coring. Por outro lado, trabalhei em condições mais difíceis do que estava habituado, o que influenciou um pouco o meu estado de espírito, embora não o suficiente para me fazer desanimar em algum momento. A minha força de vontade é superior às dificuldades e não tremo perante a dureza do trabalho que escolhi. Também tenho um motivo forte para ir embora: o evento que se aproxima a passos largos deixa-me ansioso e talvez tenha sido isso que me fez sentir um pouco mais de saudade e tensão. Saber que os últimos pormenores do casamento têm de ser tratados e eu só podendo dar opiniões e não podendo fazer muito mais, tornaram estas semanas mais complicadas. No entanto, tenho tido a felicidade de ter comunicação e conseguir acompanhar tudo. Além disso, sei que os assuntos estão entregues nas melhores mãos e que tudo vai suceder como desejamos.
Update: Logo no dia em que escrevo no blog sobre os meus últimos dias, recebo a informação de que afinal os Serviços de Migração e Estrangeiros não trataram ainda (?) do meu visto e que vou ter que ficar até dia 28 a bordo. Mas vou actualizando por aqui a situação...

1 comentário:

Anónimo disse...

és um jovem lutador, nao é facil estar nessa situaçao