quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

No Adriático

Neste momento encontro-me a bordo do Ocean King, no Mar Adriático, tal como havia esperado. A única diferença para aquilo que anunciara é que estou em águas territoriais croatas e não italianas. Além disso, a viagem foi no dia 27, depois de ter passado o Natal em casa. Saí do Porto à uma da manhã para poder embarcar no avião com destino a Bologna às 08:00. O dia foi, portanto, longo, tanto que ainda tive de ir de comboio mais duas horas até ao próximo destino, Ravenna, uma cidade costeira italiana, onde se situa a base operacional para este trabalho.
Na manhã seguinte, dirigi-me, com os restantes colegas, para a base, para podermos embarcar para a plataforma. A viagem foi efectuada de barco e durou cerca de duas horas. O meu estômago não se portou lá muito bem mas, felizmente, não ocorreu nenhuma descarga ao mar.
A primeira tarde e a manhã seguinte foram de adaptação, uma vez que a unidade ainda se encontrava no navio, à espera de ser colocada no seu local. Assim, foi possível, com tempo, conhecer os “cantos à casa” e perceber como funcionava tudo, desde as refeições à lavandaria. Os dias seguintes foram mais ocupados, com a montagem de todos os sensores e colocação da unidade em estado operacional.
As primeiras noites foram um pouco complicadas: além de ter pouco tempo para dormir, também não estava ainda ambientado ao constante barulho e tremideira. Agora já durmo um pouco melhor, embora não seja tanto quanto deveria.
A entrada no novo ano foi brindada, não com champagne, mas sim com frio… Enquanto toda a tripulação festejava na cantina (toda a sonda estava deserta!!!), a nossa equipa estava à porta da unidade, a levar com o vento gelado vindo de Norte, apenas fazendo um pequeno intervalo no trabalho para ficar a ver o fogo de artifício que, a mais de 70km de distância, era possível ver na costa da Croácia. Devo dizer que, apesar de não ser o Reveillon que esperava, foi especial à sua própria maneira! Já agora, aqui ficam os meus votos de um 2008 em grande para todos!!
Neste momento, o trabalho estabilizou e posso dizer que já estou a ficar familiarizado e adaptado a esta vida no mar. As condições não são perfeitas mas também nunca esperei um cruzeiro de 5 estrelas…

1 comentário:

Unknown disse...

E que tal as gajas são boas?!!!E ve lá não te iludas com a 1ª sereia que apareça. UM ABRAÇO