sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Belo Natal... ou não!

Pois é, a vida dá voltas que às vezes nos parecem inconcebíveis... Depois de ter estado 3 meses em casa (apesar dos cursos que fui fazendo, entretanto), acabei por ser chamado para o próximo turno. E, qual "cereja no topo do bolo", marcaram-me a viagem para dia... 24 de Dezembro!! Pelos vistos, as equipas têm de seguir para a plataforma, o Ocean King, ao largo da costa italiana, pelo que percebi, no dia 25 de manhã. Logo, terei que estar numa cidade costeira em Itália, Ravenna, de onde sairei nesse dia 25, na noite anterior. A de Natal, essa mesmo...
Apesar de estar praticamente confirmado, resta ainda a hipótese de atrasos nas operações e, dessa forma, um adiamento na data da viagem. Eu estou a pedir ao Universo, acreditem!!
A GeoloG lamentou a situação e prometeu providenciar um jantar de Natal à maneira, lá mesmo em Ravenna! Não me fio nisso, mas também não me conquistam com esse gesto!
Bem sei que, quando comecei neste trabalho, poderia passar os feriados, aniversários e outras celebrações fora de casa, mas é triste ter que ir logo na véspera de Natal... Bem, também não é nada que não se ultrapasse, sei que aqueles de quem gosto vão estar a pensar em mim e eu neles!! O dia-a-dia é mais importante do que só aquela noite em particular, apesar de ir perder o bacalhau, as filhoses, outros doces e a partilha de presentes!!
De qualquer forma, desejo um Feliz Natal a todos e, se não voltar a este espaço antes, que 2008 seja um ano em grande para nós todos!!
Update: É bom pedir coisas ao Universo!!! Recebi esta manhã a informação que as operações estão atrasadas. Por esse motivo, a viagem foi adiada, possivelmente para dia 26. Como diz o Director de Operações: "Xmas is saved!"!!

3 comentários:

Catarina disse...

olá!cheguei ao teu blog pelas pesquisas que andei a fazer de plataformas.
Desculpa se estou a incodar mas é que o marido adorava trabalhar nas plataformas petroliferas, e tem sido muito muito dificil, ninguem vê, ninguem conhece etc etc
Podias-me dar algumas dicas?como lá chegar?é mesmo obrigatorio ter um curso de sobrevivência?ele não é licenciado como tu mas está disposta em trabalhar em qualquer coisa.se me puderes responder e esclarecer eu agradecia-te muito.
muito obrigada

PEDRO MACHADO disse...

Olá! Não incomodas nada, antes pelo contrário, é um prazer chegar a pessoas com objectivos bem definidos...
Respondendo à tua pergunta, reconheço que, por vezes, é complicado chegar a algumas empresas. No entanto, a internet tem muita coisa disponível e é possível encontrar alguns dados. O site que mais utilizo para me manter actualizado sobre a indústria e, mais especificamente, dos postos de emprego, é o rigzone.com. Lá, é possível obter bastantes informações, quer sobre vagas abertas no momento, quer sobre as companhias que operam nos diferentes locais. A partir daí, é simples enviar currículos e perceber que tipo de trabalho será mais do nosso interesse. O problema é que está tudo em inglês (não sei até que ponto será um problema...).
No caso do teu marido, desde que tenha frequência do secundário, algumas portas se poderão abrir para cargos já com alguma responsabilidade. Mas, mesmo que não tenha tantos estudos, há sempre a possibilidade de começar pelos trabalhos mais duros e ir aprendendo para subir na hierarquia. E acredita que, com dedicação, isso é possível, mesmo para quem não tenha estudado muito... As empresas também dão formação, por isso basta querer mesmo...
O tipo de trabalhos a que ele se poderá candidatar poderão ir desde roustabout, roughneck, operador de cargas e descargas, operador de rádio, empregado de cozinha ou de quartos, etc. Além destes, e como já referi, há alguns postos mais técnicos, que admitem trabalhadores apenas com frequência do ensino secundário.
Espero ter ajudado, dentro das minhas limitações e que consigam alcançar o que desejam! Vão também dando notícias para eu saber como foi tudo!

Catarina disse...

Obrigada Pedro por me responderes!
O Inglês para ele não é problema nenhum, até porque ele viveu e acabou os estudos na America.
Nós ja fomos a esse site, ele inscreveu-se mas ainda não colocou o curriculum.
Um problema é que ao ver os nomes como :Roustabout ou Roughneck não sabemos que tipo de trabalho é...
Uma duvida....
Existe segurançãs nas plataformas?
Ele é chefe de segurança e tem o cartão do MAI.
Outro medo que temos, é que em tempos conhecemos um Turco que era cozinheiro numa plataforma e não lhe pagavam o ordenado ou seja o sr. esteve 1 ano sem receber ate que se veio embora, sabes alguns nomes de empresas não confiaveis?
Se puderes responder para o meu mail eu agradecia-te muito
catarina.cerdeira@hotmail.com

obrigada pela tua atenção