segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Curso de sobrevivência

Na semana passada, tal como havia anunciado, estive em Itália a frequentar um curso de sobrevivência, especialmente criado para quem vai começar a trabalhar nas plataformas petrolíferas.
O investimento em segurança é grande, por parte das companhias que estão envolvidas nesta indústria, por isso, este tipo de cursos são fundamentais para nos ambientarmos com os perigos que o trabalho envolve.
Durante o curso, tive a oportunidade de aprender e praticar a extinguir fogos, utilizar máscara e botija de ar em espaços reduzidos, pouco iluminados e com fumos, evacuar uma plataforma em botes salva-vidas e directamente para o mar, com coletes, como sobreviver dentro de água em condições extremas e, no final, como reagir e agir, no caso da queda na água do helicóptero que nos transporta.
A utilização dos aparelhos necessários para todas estas emergências foi devidamente explicada e treinada, bem como foram evidenciados todos os cuidados e regras que devem ser cumpridos no exercício da nossa actividade.
Este curso foi realizado num centro de treinos perto de Pavia, chamado de APT Antincendio.
Os participantes no curso eram trabalhadores nesta indústria, nas mais variadas funções. Todos os que executam serviços nas plataformas estão obrigados a receber formação e a obter os respectivos certificados.
Estes dias passados neste curso foram por mim bem aproveitados, quer pela aventura, quer pela responsabilidade que este tipo de formação acarreta. Não devemos pensar que é apenas divertido estar a escapar de helicópteros a afundar ou plataformas em chamas, mas sim que tudo devemos fazer para evitar fatalidades ou, em último caso, para tentar salvar as nossas vidas. Por mais que achemos que os acidentes só acontecem aos outros, é sempre bom estar preparado para qualquer eventualidade. Por isso mesmo, fiz questão de encarar este curso com seriedade, tentando compreender os procedimentos a tomar em caso de emergência, bem como as consequências das nossas acções, a cada momento.

1 comentário:

Phobos disse...

de tanto vasculhar e procurar por informações relacionadas coma indústria petrolífera dei por mim no teu blog. É a primeira vez que tenho conhecimento de alguém que realmente esteve nesse tipo de trabalho, já que embustes e falsários é o que há mais. Seria pedir muito que me desses umas dicas? Eu já li os teus comentários e tenho claro que sem grande persistência não vou lá. O problema é que estou farto de ser enganado por empresas tipo Norton e por aí fora. Eu sou engenheiro do ambiente e técnico de higiene e segurança no trabalho (embora sem experiência ainda) mas trabalhar na área de catering ou qualquer outra que não exija conhecimentos particulares não me custa nada.o site da rigzone parece-me bom mas creio que sem experiência não me dão trabalho. Se me puderes dar umas luzes sobre que portas devo tentar abrir ficar-te-ia muito grato. Filipe