quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Mudlogging

Antes de mais, e para aqueles que não sabem, estou a trabalhar na indústria do petróleo, essa mesma que faz com que o preço da gasolina aumente... Mas não pensem que tenho qualquer responsabilidade nisso! Sim, é verdade que têm de me pagar o ordenado, mas é apenas uma pequena gota no meio do oceano que envolve este negócio...
Até este momento ainda só tive a oportunidade de trabalhar on shore, em sondas (rigs) terrestres. Quem já esteve em plataformas marinhas diz que a experiência é óptima, apesar de cansativa... As condições são, duma forma geral, melhores, o que se compreende, pois ver apenas mar durante tanto tempo seguido deve ser um pouco "de loucos"...
O meu trabalho, propriamente dito, consiste, basicamente, na recolha, preparação e análise das amostras de rocha cortada (cuttings) que vão chegando à superfície. Os objectivos principais são a descrição das formações atravessadas e a identificação de hidrocarbonetos. Este é o local onde é feita a recolha das amostras (os chamados shale shakers):

Mas na unidade existe ainda mais trabalho, sem ser este. Como referi anteriormente, existem 2 ou 3 postos na unidade, sendo que o Mudlogger, caso exista Sample Catcher, deve dedicar-se a outros trabalhos, uma vez que este ajuda com a recolha e preparação das amostras.
Esta é a área de trabalho do Mudlogger, com o microscópio e o computador em plano de destaque, por serem as ferramentas principais do nosso trabalho:


A unidade está equipada com computadores que monitorizam, através da colocação inicial duma série de sensores, todos os parâmetros do furo que está a ser efectuado. Tudo o que se passa na sonda é seguido por nós, pelo que temos de ter atenção constante a qualquer variação, para se poder avaliar riscos e falhas. A detecção de gás é um dos objectivos principais da monitorização, de forma a poder prevenir "blow-outs", ou seja, explosões de fluídos, gases ou água.
A compilação de todos os dados armazenados e a interpretação de litologias, tendo em conta os parâmetros utilizados para fazer o furo, é o trabalho principal do Data Engineer, auxiliado pelo Mudlogger, que introduz dados relativos às amostras. O objectivo deste processo é o de se fazer um Log que mostre a geologia do local furado, permitindo a avaliação dos potenciais reservatórios petrolíferos.
Duma forma básica, é desta forma que se processa o meu trabalho nas sondas. Claro que muito mais há para dizer mas, caso tenham alguma questão, estejam à vontade para a colocar, pois terei muito gosto em esclarecer quem estiver interessado em saber mais sobre uma indústria que, quer queiramos quer não, influencia todo o mundo. Atrevo-me a dizer que é esta a roda que faz girar o mundo, neste momento...

6 comentários:

Pedro Brás disse...

Bom dia Pedro
Deixo aqui este pequeno comentário mais em forma de questionário do que outra coisa mas... como daqui a ima semana vou a uma entrevista para tecnico de oil and mud logging e visto que já estas dentro desse meio, limito-me a deixar umas pequenas perguntas na espectativa de me puderes ajudar em algo.
ora eu pretendo entrar na industria do petrolio mas ao contrario de ti eu só tenho background em electricidade, electronica e mecanica. geologia 0,99%. e deixa-me já agradecer o teu post sobre mudlogging que para mim foi já muito esclarecedor. a empresa chama-se geolog tambem se me puderes ajudar em mais alguma coisa agradeço-te imenso. Quero ir porque tambem pretendo ter uma vida melhor e melhorar a nivel profissional tambem. a minha grande duvida é se de facto ir trabalhar para se vale a pena ou nao?
Obrigado desde já pelo teu post, acredita que me ajudaou imenso.
Abraço Pedro Brás

PEDRO MACHADO disse...

Olá, Pedro!
Segundo percebi, vais a uma entrevista, presumo que em Coimbra, para a mesma empresa em que trabalho. No entanto, a função a que te candidatas é a técnico.
Como deves ter percebido, a unidade em que trabalhamos tem muitos componentes eléctricos, electrónicos e mecânicos. Por isso, a empresa precisa de colaboradores que possam ajudar na instalação de toda a unidade e sensores, na manutenção e reparação do material.
Neste caso, não sei se quererão que os colaboradores estejam presentes nas fases de perfuração, mas penso que o trabalho será para desempenhar numa das bases operacionais a dar apoio às unidades.
O que precisas de conhecer sobre a geologia é o que tenha a ver com a geologia do petróleo e a empresa também dá formação nessa área, com toda a certeza. Caso sejas seleccionado, terás formação para aprender o essencial sobre a perfuração e o nosso trabalho dentro da indústria.
Respondendo mais especificamente ao que perguntas, admito que a experiência, como já deves ter notado, é positiva, apesar de no início o ordenado não ser nada de espectacular e as condições de vida por vezes limitadas. Mas se tens espírito aventureiro, de certeza que te adaptas e que vais acabar por tirar máximo proveito deste emprego. A empresa paga todas as deslocações e despesas em serviço, por isso, grande parte do que se ganha é lucro. E há sempre a possibilidade de crescimento dentro da empresa, tal como me está a acontecer a mim neste momento.
Se tens mesmo vontade de aprender coisas novas e melhorar a tua vida, tal como eu tenho conseguido, acho que deves ir com confiança à entrevista e mostrar o teu interesse. Isso vai ser muito valorizado, acredita...
De qualquer forma, se queres saber mais, vai ao site da empresa, www.geolog.it e pesquisa também sobre a indústria em www.rigzone.com e outros.
Abraço e, se tudo correr bem, vemo-nos por aí! Boa sorte!

elucidações de um sistema disse...

ola meu nome é fabricio e estou muito intressado nesta area da exploração de petroleo e gostari ade perguntar se conhece as unidades de medidas UGT e UGP e TC muito iutilizada para quantificar gases leves e pesados atraves de detectores e se existe um arelação desta unidade com outra unidade conhecida como PPM ou em % ou mg
exemplo 1 UGT corresponde a quantos PPM,desde ja agradeço toda ajuda.

Unknown disse...

Pedro,
Sou geólogo e gostaria de trabalhar no campo de petróleo. Teria por favor o contato de algumas empresas que prestam este serviço pra Petrobrás para que eu possa enviar meu CV? No aguardo e um forte abraço.
Cristiano Goulart

JoãoDomingos disse...

Boa noite,

Não sei se este post ainda se econtra activo, contudo gostaria de obter alguma informação.

Vou a uma entrevista para "mudlogger" e gostava muito de saber realmente no que consiste este trabalho.

Obrigado
João

PEDRO MACHADO disse...

Olá João Domingos,
O que está escrito no post é o que nós fazemos enquanto mudloggers: Recolher e analisar as amostras, através da utilização do microscópio, análises químicas (calcimetria é uma das mais usadas) e com um fluoroscópio (para a presença de hidrocarbonetos), acompanhar a perfuração (Pressão, RPM, Fluxo de lama, etc) e perceber os sinais de potenciais riscos para problemas com o furo. Além disso, há o trabalho de registo dos dados, fazendo logs que são entregues ao cliente, durante e no fim do furo.
Espero ter sido útil. De qualquer forma, podes pesquisar um pouco na net e encontras bastante informação sobre o nosso trabalho.

Quanto aos outros que comentaram, quero pedir desculpa por não ter dado resposta mas a verdade é que não tinha informações para vos dar.

Boa sorte para todos nas vossas carreiras!