terça-feira, 23 de outubro de 2007

Milão

A semana passada estive em Milão, tal como tinha anunciado. A viagem valeu pelo curso de Senior Mudlogger e, como seria de esperar, pela cidade. Apesar de não ter tido muita oportunidade de passear pelo centro, ainda consegui lá dar um saltinho para visitar o Duomo e a famosa e cara Galeria Vittorio Emanuele II, com as suas lojas de luxo.

A catedral continua em obras, mas ostenta a sua beleza eterna e não deixa de ser o ponto mais fascinante de Milão. A praça encontra-se sempre cheia de visitantes e os locais utilizam-na como ponto de encontro para uma conversa de fim de tarde.

Durante a minha estadia, apenas passei a primeira noite no centro, tendo ficado, nos dias seguintes, numa pequena e simpática vila, a cerca de 10km do centro, chamada Melegnano. O hotel tinha um aspecto rústico bastante agradável e condizente com o resto do ambiente. O restaurante servia um jantar buffet extraordinário e fiquei a saber que se encontra entre os melhores de Itália. Todos os dias estava disponível um manjar digno de um rei, recheado de pratos tradicionais italianos, bem ao meu gosto. Escusado será dizer que o mais difícil é mesmo escolher...

Dando umas voltas pela vila, pequenos pontos iam chamando a atenção: as paninotecas sempre com pão quente a deixar o seu aroma no ar, as charcutarias com milhentas variedades de fiambres e queijos, as igrejas e, no centro de tudo, um castelo medieval, parcialmente destruído mas, pelo que entendi, em reconstrução.

Os dias passaram rapidamente, com o curso a ficar um tudo-nada áquem do esperado por todos, embora tenha valido a pena para poder ficar com uma ideia mais clara das várias situações que podem ocorrer no nosso trabalho.

Na última noite, fiquei num hotel numa outra cidade, perto do Aeroporto de Malpensa. A cidade de Gallarate situa-se 40km a nordeste de Milão e deu a sensação de ser habitada por bastantes imigrantes árabes e indianos. O jantar foi num restaurante cino-italiano, onde a ementa escolhida foi, imagine-se, um crepe chinês e uma pizza. Um conceito interessante que une dois tipos de cozinha diferentes mas ambos do meu agrado.

Desta cidade tem-se uma panorâmica dos Alpes e o frio que de lá vem já se sentia.

O regresso para Portugal foi no passado Sábado, com a partida a ter lugar quase duas horas depois do horário previsto devido, segundo informações no aeroporto, a atraso na saída do avião de Lisboa.

No final, a experiência valeu a pena, quer a nível profissional, quer a nível pessoal. Para mim é sempre bom conhecer pequenos lugares, pois são estes, no meu ponto de vista, que nos mostram a verdadeira essência de um país.

Sem comentários: