quinta-feira, 18 de junho de 2009

Últimas semanas

Depois de ter estado alguns dias em Esbjerg, lá acabei por ir para a sonda, no dia previsto.

Já me tinham dito (tal como referi antes) mas nunca esperei encontrar tantos portugueses no Mar do Norte. A verdade é que a bordo do Noble Byron Welliver, cerca de 70% (estimo eu) da equipa de perfuração, bem como alguns membros da manutenção e catering, são "tugas". Por isso, a vida a bordo durante as duas semanas que lá estive, foi agradável. Como a presença nacional é tão vincada, até a televisão nos presenteava com a emissão da RTP Internacional, pelo que até vi a final da Taça em directo... O facto de poder falar mais constantemente em português também foi um ponto positivo, depois de vários meses sem companhia lusófona.

Além deste pormenor curioso, posso afirmar que este foi o turno mais divertido que tive. O trabalho não era pouco mas nem por isso deixei de gostar das semanas que passei naquela sonda. A equipa com quem trabalhei teve um papel fundamental para que o tempo decorresse da melhor forma. Pessoas descontraídas, divertidas, motivadoras, fizeram com que se conseguisse suportar o trabalho duma forma mais natural. Sem nunca colocar em causa a qualidade do nosso trabalho, que de resto foi elogiado por várias chefias, foi possível ter um excelente ambiente, com animadas tertúlias a preencherem os tempos "mortos".

A sonda, em si, também merece uma menção. A qualidade e variedade da comida, a simpatia e camaradagem de todos, as condições oferecidas (internet, telefone, sala de jogos com bilhar, matraquilhos e setas, TV no quarto, etc...) fizeram desta uma experiência nota 5!

Por último, enquanto lá estive, finalmente surgiu a motivação para um projecto constantemente adiado, por preguiça, em grande parte. Decidi voltar a pôr-me em forma, com o intuito de cumprir um desafio: Meia-Maratona. Se vou ter condições para o realizar, ainda não sei. Mas posso garantir uma coisa: esforço e persistência. Essas são duas características minhas, às quais não renegarei.

Agora de regresso a casa, estou a implementar um programa de treino pessoal, sem tentar saltar etapas. Aos poucos chegarei mais longe: na vida e na saúde!

Quando voltar ao trabalho, espero poder continuar a ter boas experiências e a seguir a luta pelos meus objectivos, que estão traçados e escritos.

5 comentários:

Maria João disse...

Olá!
Tu vais participar numa Meia Maratona?!?!
Grande homem!!!
Eu participo nas Minis... e já é uma alegria para mim "cortar" a meta!!!! ;)))
E amanhã tenho 8 km a fazer!!!!
Beijos

PEDRO MACHADO disse...

Olá!

Pelo menos, tenho isso como objectivo. Não sei se ou quando o consigo mas só se tiver uma meta assim é que tenho a certeza que me esforço para voltar a ficar em forma!
Para já ainda nem sequer uma mini aguento mas vou trabalhar aos poucos para lá chegar!! :-)

Beijinhos

Anónimo disse...

miudo.. começa é ir a correr para o park da cidade do Porto para treinares....( faço isso kase todos os dias).. por isso... é sp a Bombar... :) boa sorte

Abraço Nuno Martins

123 Familia feliz disse...

Olá! mostrei o teu blog ao meu marido que por acaso trabalha na noble byron e infelizmente ele não esteve contigo mesmo estando de servico neste periodo, já agora quanto tempo estives-te de servico? e só para retificar a tripulacao portuguesa é de 30%
espero que consigas o teu objetivo( meia maratona)

PEDRO MACHADO disse...

Olá, Nuno! O parque da Cidade fica um pouco longe, uma vez que estou a morar em Baguim do Monte... Mas de qualquer forma, tenho encontrado bons percursos por aqui e fazer estrada, apesar de não ser tão agradável, adequa-se mais ao que quero fazer... (de qualquer forma, quando estiver pronto para fazer a meia-maratona, posso perfeitamente ir daqui de casa ao parque... Para já ainda é complicado... Grande abraço!

Patrícia: antes de mais, obrigado pela visita ao meu blog. Espero que tenha gostado. Estive no Noble Byron apenas um turno, menos de 3 semanas, entre o fim de Maio e o início de Junho. Como trabalho numa empresa de serviços, ando sempre a saltar de um lado para o outro. Devo ter tido sorte quando lá estive, pois a maioria do pessoal era português... Como se chama o teu marido? Ele pode não se lembrar de mim, mas se esteve lá naquela altura, de certeza que nos cruzámos! :)
Obrigado pelos votos, estou a trabalhar nesse sentido!
Cumprimentos e vão dando novidades!